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OpenGL - Uma Abordagem Prática e Objetiva


ISBN: 85-7522-084-5
Ano: 2006
Páginas: 486
Preço: R$ 92,00
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OpenGL é uma especificação aberta e multiplataforma de uma biblioteca de rotinas gráficas e de modelagem, ou API (Application Programming Interface), utilizada para o desenvolvimento de aplicações de Computação Gráfica, tais como jogos e sistemas de visualização. A OpenGL é extremamente eficiente, uma vez que muitos dos seus algoritmos são implementados em hardware nas placas gráficas mais modernas. Programas são escritos em uma linguagem de programação, como C/C++, e fazem chamadas às rotinas da biblioteca.

Este é um livro introdutório, voltado para o desenvolvimento de aplicações gráficas usando OpenGL. Os principais conceitos básicos de Computação Gráfica, bem como as principais funções disponíveis na biblioteca OpenGL, são abordados de uma forma objetiva, unindo teoria e exemplos práticos. Sua leitura é recomendada para os profissionais ou estudantes de Computação que tenham conhecimento da linguagem C/C++ e desejam desenvolver aplicações gráficas, desde sistemas de visualização e simulação a jogos eletrônicos.



Tópicos abordados no livro:
• Instalação e utilização da biblioteca OpenGL em diferentes ambientes de programação.
• Estrutura básica de aplicações que usam OpenGL e GLUT.
• Criação de janelas e tratamento de eventos por meio da GLUT.
• Modelagem bi e tridimensional, transformações geométricas.
• Animação e navegação em cenários virtuais.
• Técnicas de realismo: iluminação, transparência, mapeamento de textura e utilização de buffers auxiliares.
• Técnicas de otimização: display lists e vertex arrays.
• Técnicas para seleção de objetos e feedback.
• OpenGL e outras linguagens de programação.
• Introdução à programação de shaders via OpenGL Shading Language.
• Bibliografia e sites sobre OpenGL. Ver menos ▲

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 Opinião dos leitores

Rodrigo Britto Calovi (Porto Alegre - RS) 
Livro bem didático, iniciante na área de openGL. Empolgado com a matéria deste livro. Autores se empenharam muito para este excelente trabalho!
Wilton Moreira Ferraz Junior (Capão Bonito) 
Ótimo livro, muito didático. Uma pena que a editora não fez a reimpressão desta exelente obra, pois o mercado brasieliro é carente de bons livros técnicos.
Sérgio de Barros Pinto (Guararema, SP) 
Sou professor de computação gráfica e lamento que a editora não tenha feito uma reimpressão desse livro. Simplesmente não existem livros nacionais sobre OpenGL.
Augusto Cesar Righetto (Rio de Janeiro) 
Finalmente um otimo livro de OpenGL em português. Capítulos muito bem divididos e focados no assunto de maneira pratica e objetiva.
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